quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dom Ceslau Stanula membro da Academia de Letras (AGRAL)

AGRAL – Posse de dois novos acadêmicos

Acadêmicos: Dom Ceslau e Prof. Dourado
Em Assembleia realizada ontem (22/05/2012) na sua sede provisória – Rotary Clube Itabuna Sul – a Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – sob a direção do seu Presidente Ivann Krebs Montenegro tendo como companheiros na formação da mesa o Secretário Washington Farias Cerqueira, o Tesoureiro Antonio da Silva Costa e a Diretora de Arquivo Adjunta, Eglê Santos Machado, empossou dois novos acadêmicos: o Professor Edmundo Dourado Silveira e o Bispo Diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula. Os dois assinaram a ata, receberam das mãos das suas madrinhas, a pelerine, o broche e o diploma e pronunciaram o juramento. Foram muito aplaudidos.
Em clima de alegria e descontração o imortal Jorge Carrilho, 2º Tesoureiro, saudou os novos acadêmicos enaltecendo seus feitos em prol de Itabuna, o primeiro como professor dos mais dedicados, o outro como pastor culto e humilde, sereno e amigo de todos.


A Madrina Evanilda entregandoo Diploma
Edmundo Dourado manifestou sua satisfação e gratidão por ter sido indicado, falou sobre sua atuação na área de educação e prometeu envidar esforços pelo sucesso da Academia que o acolheu. Dom Ceslau pronunciou discurso contando a história do surgimento das academias e também demonstrou sua emoção e alegria pelo acolhimento.
Como estiveram presentes muitos membros da família de Edmundo Dourado e acompanharam Dom Ceslau Stanula, padres, freiras, diáconos e representantes de pastorais, Ramiro Aquino, quebrando o protocolo comentou que os dois acadêmicos foram os primeiros empossados na AGRAL acompanhados de claques tão animadas.
A seguir o presidente Ivann Montenegro conduziu os trabalhos para outros assuntos. Os acadêmicos Cláudio Zumaeta e Zélia Possidônio fizeram explanação do que está sendo realizado em relação ao Concurso Literário “Jorge, o Amado Filho de Itabuna”; receberam sugestões e disseram que precisam contar com a colaboração de todos para o sucesso do concurso.
Falou-se da Valorização do Dois de Julho, proposta apresentada em reunião anterior da diretoria pelo acadêmico Jorge Carrilho. O acadêmico Jailton Alves falou sobre o Projeto “Um dia com Firmino” ficando de em outra reunião apresentar o projeto. A seguir o Diretor da Biblioteca, José Carlos de Oliveira e o Diretor da Biblioteca Adjunto, Edmundo Dourado Silveira receberam doações dos acadêmicos de seus livros publicados e outras publicações impressas ou em vídeo.
Ramiro Aquino lembrou datas do mês de maio, sobre patronos e outras efemérides. Houve Moção de Aplauso aos treze anos do jornal DIÁRIO DO SUL. O Diretor de Eventos comunicou que a Academia fará uma visita ao Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, em Ferradas, no próximo dia 05 de junho, com programação da AGRAL em parceria com a Associação Cultural Amigos do Teatro – ACATE.
A acadêmica Eglê S. Machado declamou poema em homenagem às Mães e Glória Brandão recitou o poema “Réu do Amanhã” de autoria de patrona de sua cadeira Amélia Rodrigues.
Houve distribuição de barras de chocolate, um presente da CEPLAC em homenagem às mães.
O Presidente Ivann Krebs Montenegro encerrou os trabalhos recitando o maravilhoso poema de Victor Hugo “O homem e a Mulher”.
Acadêmicos e seus convidados participaram de confraternização e coquetel.
(Partilhando o Blog da Acadêmica Eglê Santos Machado  veja Links:
CLIQUE NO LINK ABAIXO:
http://cemanosdeitabuna.ning.com/profiles/blogs/agral-posse-de-dois-novos-academicos?xg_source=activity

A Madrinha colocando  a Pelerine


 


 Com a Madrinha Maria Evanilda Matos
Pe. Acassio, Diac. Ailton, Pe. Moizes e a Madrinha Evanilda













 Padres e Diáconos presentes na Posse.






Representante da Vida Religiosa - Bete
Com o Pe. José Grzywacz CSsR





Nenhum comentário:

Postar um comentário