terça-feira, 13 de março de 2012

Reflexão

São Clemente Maria  Hofbauer.

São Clemente
A Igreja de São Benon em Varsóvia -

Hoje dia 15 de março a Igreja celebra a memória de grande missionário redentorista São Clemente Maria Hofbauer. Nasceu em 1751 na Morávia. Quando jovem, exerceu a profissão de padeiro. Descobrindo a vocação missionária entroiu a Congregação dos Redentoristas em Roma. De Roma, como sacerdote e missionário foi ernviado pelo Santo Afonso, parao norte de Europa, Varsóvia, onde   estabeleceu a primiera casa missionária dos redentoristas fora da Italia. Trabalhou na Igreja de São Benon. Lá dedicou-se para atender os mais pobres e famintos. Fundou a primeira escola profisonasl para meninas, o que foi na época algo inaudito. Perseguido, foi expulso de Polônia e foi a Viena onde contimuou o seu trabalho como incansável missionário. Morreu em 15 dse março de 1820 em Viena.

Clemente Hofbauer foi beatificado no dia 29 de Janeiro de 1888 pelo Papa Leão XIII. Foi canonizado como santo da Igreja católica dia 20 de maio de 1909. Em 1914, o Papa Pio X concedeu-lhe o título de Apóstolo e Patrono de Viena. Hoje, mais de 150 anos após a sua morte, a festa anual de São Clemente é lembrada de modo especial pelo povo de Viena e pelos 6.000 padres e irmãos em todo o mundo, que vestem o hábito redentorista como São Clemente o fez.
O que fez de Clemente Hofbauer um santo? Não fez nenhum milagre que nos deslumbrasse, nem teve visões ou êxtases para nos maravilhar. Teve até faltas - um temperamentoforte, irritadiço, uma tendência a ser áspero. No entanto, se nós pudéssemos passar umas horas com ele, iríamos descobri-lo como um homem de uma fé excepcionalmente forte, de extraordinária calma e paz, e de incansável zelo apostólico.
A simplicidade foi a principal característica da sua santidade. Aceitava a vontade de Deus do jeito que ela vinha, e fez todo o bem de que foi capaz. Levou uma vida de inocência e de serviço, dedicando-se a louvar a Deus e a levar os outros a servi-lo. Pelo seu modo totalmente simples de se tornar santo, Clemente é um modelo para todos.

******************************************************************

São Pedro Cristóstomo


O jejum é a alma da oração e a misericordia da vida ao jejum. Ninguem queira separar estas três coisas, pois são inseparáveis. Quem pratica somente uma delas ou não pratica todas simultaneamente, é como se nada fizesse. Por conseguinte, quem ora também jejue; e quem jejua pratique misericordia. Quem deseja ser atendido nas sus orações. atende as suplicas a quem lhe pede, pois aquele que não fecha seus ouvidos às suplicas alheias, abre os ouvidos de Deus às suas próprias súplicas. ( São Pedro Crisóstomo,  + 450) Sermão 43).

Nenhum comentário:

Postar um comentário