quarta-feira, 18 de abril de 2012

Assembleia Geral da CNBB

No dia 18 iniciou-se a Assembleia da CNBB em Aparecida. Desde o ano passado as Assembleias Gerais da CNBB realizam-se em Aparecida, saindo definitivamente de Itaicí, para Aparecida. Os bispos optaram pela Aparecida para estar mais perto do povo, dos romeiros que acorrem aos pés de Nossa Senhora Aparecida.
As sessões estão sendo realizadas nas instalações do Santuário e o auditório para isso especialmente preparado e adaptado. O auditório leva o nome do grande missionário redentorista Pe.Victor  Coelho.

Logo da CNBB
No primeiro dia passou na aprovação da pauta da Assembleia e outras assuntos práticos para o desenvolvimento da mesma. A tarde, após de apresentação do andamento de CNBB apresentada pelo presidente Dom Damasceno, refletimos  sobre o tema  a laicidade, laicismo e estado e a Igreja.
Na reflexão nos ajudou o Dr. Fábio Cimparato, Doutor em Direito Internacional pela Universidade de Sorbona, na França.  Na sua colocação fez a distinção entre  a fé a a ética. Para ele a fé é uma atitude de confiança, que fala sobre as verdades   sobrenaturais, eternas e imutáveis, Já a ética trata
e conjunto de nórmas, usus e scostumes em uma sociedade.
Dom Ceslau trabalhando....
Plenária (Dom Pepeu e Dom José Geraldo

A Igreja faz parte da sociedade como todos os grupos religiosos, tem o direito de viver em igualdade de condições. E ele afirmou, "entende que  o conceito do estado laico é este"

Nenhum comentário:

Postar um comentário