quinta-feira, 5 de abril de 2012

Missa do santo Crisma na Catedral de Itabuna

Nesta Quinta Feira Santa só se celebra a Santa Missa nas horas de manhã nas Catedrais. O Bispo Diocesano junto com o seu presbitério - os padres e diáconos,  se reunem para a solene celebração durante a qual se consagra os Santos Óleos que servem durante ao ano todo para a unão dos enfermos, para o batismo e o Crisma,  para a ordenação sacerdotal, consagração dos altares ou dedicação das igrejas. É a Santa Missa do Crisma.
Na oportunidade os sacerdotes renovam os seus compromissos sacerdotais, para servir com zelo e dedicação a Deus  no povo a eles confiado. É uma celebração muito bonita e expressida.
 

Na Catedral de Itabuna, com a presença missa do povo e quase cinquenta padres e diáconos, estavam presentes em torno do bispo, agradeceno pelo Sacerdócio e renovando os seus votos sacerdotais e diaconais.
O Bispo na sua homilia exortou a todos os presentes  para a oração. A oração que anima o nosso fervor. Para os sercerdotres, alem da oração oficial da liturgia, lembrou a necessidade da oração pessoal, da contemplação.
O padre é aquele que deve ensinar o povo a rezar. Faz isto, principalmente pelo seu exemplo de vida. Por isso, no segundo ponto da sua homilia, o bispo lembrou a sabia disposição do Código do Direito Canônico, de residir constantemente nas suas respectivas Paróquias, sem se ausentar, salvo uma necessidade urgente ou a serviço da mesma.
Por fim o Bispo abradeceu a diedicação, zelo  dos padres no serviço do povo a eles confiado. Pediu também desculpas a eles, por ter as vezes duro na sua missaão de pastor e bispo, e que talvez não consegiu compreender a cada um nas sua complexa realidade em que vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário