quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ceia do Senhor e Lava pés - Itabuna


 
Procissão de entrada
A missa da comemoração da Instituição da Eucaristia e Lava Pés foi emocionante na Catedral de Itabuna. Os "Apostolos" estavam sentados  rodeando a mesa posta com o calice de vinho e pão. Os "Apóstolos" foram escolhidos  entre os funcionários da área da saúde  (médicos e enfermeiros(as). Na sua homilia o bispo dom Ceslau,celebrante principal, apontou tres mistérios celebrados: Instituição da Eucaristia, Instituição do Sacerdócio e serviço de Caridade - Lava pés. Deu a justificativa porque foram escolhidos os "apostolos" entre o pessoal da saúde. Porque estamos na Campanha da Fraternidade cujo tema é a Saúde Pública. Falou, que por meio deste gesto estamos homenajeando o pessoal de saúde, que servem, "lavam pés como Cristo" aos pobres doentes e sofredores. 

Também, para que os medicos e enfermeiros e enfermeiras sempre tivessem presente, que toda vez que estão atendendo o doente estão atendendo o próprio Jesus na pessoa do sofredor. Finalmente, para que se humanize a medicia, sabenbdo que atendendo o doente se atendendo a pessoa humana e não um "mecanismo" que não funciona ou que fundiona errado.
"Apostolos" em torno da mesa
Depois da Missa foi o Translado do Santíssimo para o capela da Adoração, e continua a adoração até meia noite. Depois de meia noite a Juventude Missionária permanecerá em adoração até as 6 horas de manhã.
Lava pés
Adoração

Um comentário: